Agentes da prefeitura resgatam 4 cães vítimas de maus-tratos na Zona Oeste do Rio

Agentes da prefeitura resgatam 4 cães vítimas de maus-tratos na Zona Oeste do Rio
Os animais foram encontrados acorrentados, magros e desnutridos — Foto: Divulgação

Agentes da Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subem) conseguiram resgatar, nesta terça-feira (7), quatro cães que sofriam maus-tratos em um endereço no Morro da Covanca em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.

Os animais foram encontrados acorrentados, magros e desnutridos, em um local insalubre e impróprio, segundo informações da subsecretaria.

Todos eles precisavam de cuidados médicos e foram levados para o Centro de Proteção Animal Fazenda Modelo, que abriga mais de 800 animais todos oriundos de abandono e maus-tratos.

“É inacreditável as condições que se encontravam esses animais. Amarrados em correntes, expostos ao relento, sem nenhum tipo de proteção, sem água e com alimentos estragados ao lado deles. Ainda bem que o sofrimento deles acabou, a nossa equipe vai cuidar deles e depois lutaremos para que eles encontrem um lar amoroso”, contou o Roberto de Paula, subsecretário de bem-estar animal, que acompanhou a operação.

Comissão fez a denúncia 

Os animais comiam alimentos estragados, segundo o vereador Luiz Carlos — Foto: Divulgação

A denúncia sobre as condições de saúde dos animais foi feita pela Comissão de Direitos dos Animais da Câmara Municipal, na última semana.

O vereador Luiz Carlos Ramos Filho (PMN), que também participou da ação de recuperação dos animais, disse que a proprietária do terreno onde os animais estavam é uma mulher que usava imagens deles para pedir dinheiro nas ruas de Ipanema, na Zona Sul do Rio.
 

“Este caso vem sensibilizando toda a proteção animal. Recebi várias denúncias de que uma senhora estaria mantendo animais presos na mata, em situação de maus-tratos e que ainda pedia dinheiro nas ruas, alegando que seria para manter os animais”, contou o vereador.
 

Segundo Luiz Carlos, a denuncia foi encaminhada a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que deve investigar as acusações.

“É preciso lembrar que maltratar animal é crime”, disse Luiz Carlos Ramos filho.

Por Raoni Alves

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.