Cachorra é resgatada de vala cheia de animais mortos no DF

Cachorra é resgatada de vala cheia de animais mortos no DF
Cachorra é encontrada dentro de vala com animais mortos no DF — Foto: Arquivo pessoal

Uma cachorra foi resgatada de uma vala cheia de animais mortos na região do Setor Habitacional Cascalheira, próximo à Estrutural, no Distrito Federal. O animal foi retirado do buraco por um grupo de voluntários que faziam uma trilha pelo local, mas já estava ferido e não resistiu.

O caso ocorreu no último domingo (8). A cachorra foi encontrada por um grupo de integrantes do Jeep Clube de Taguatinga, que fazia uma trilha na região. Segundo o empresário Yves Rezende, de 28 anos, que estava entre os participantes, um forte odor os atraiu até o local.

“No meio do passeio, paramos a trilha porque sentimos um cheiro muito forte. Quando encontramos esse buraco, vimos que ele estava cheio de animais mortos e ainda tinha essa cachorrinha viva”, conta.

Yves afirma que, nesse momento, o grupo tentou chamar a Polícia Militar mas foram informados de que os PMs não conseguiriam ir até o local naquele momento. Então, os voluntários decidiram se unir para retirar o animal de lá.

“Já estava anoitecendo e a gente falou: ‘Cara, vamos ajudar essa cachorra. Do jeito que ela está aqui, não aguenta mais um dia.”

VÍDEO: Cachorra é alimentada após ser resgatada de vala no DF

Com uma corda, o grupo removeu a cachorra do buraco. Em seguida, a alimentaram (veja vídeo acima), deram banho e levaram para a casa de um dos integrantes. No entanto, ela já estava com a condição debilitada e morreu no dia seguinte.

Segundo Yves, além do animal vivo, parecia haver outros cachorros e galinhas mortas na vala. “Foi um negócio muito estranho, parecia uma desova”, afirma. Ele alega que, até a última vez que o grupo esteve no local, o buraco ainda estava aberto.

PM Ambiental

Ao G1, o major Souza Júnior, responsável pelo Batalhão de Polícia Ambiental da PM informou que, em casos como esses, os militares não atuam.

“O batalhão age em casos de animais silvestres, crimes contra a fauna e recursos hídricos e, nos casos de maus-tratos a animais domésticos, quando há autor definido e conhecido”, explica.

“Como o animal foi somente encontrado e não tinha perspectiva de saber quem o abandonou ou o jogou lá, não há atuação do batalhão, até porque o nosso efetivo é pequeno para o grande volume de ocorrências.”

O grupo que encontrou a cachorra não chegou a registrar ocorrência do caso na Polícia Civil.

Como e quando acionar a polícia ambiental?

Os pedidos de resgate de animais ou denúncias de maus-tratos podem ser feitas à PM Ambiental e à Polícia Civil.

O batalhão militar apreende também animais silvestres que não podem ser criados em casa, vendidos ou mantidos em cativeiro sem autorização.

Veja abaixo os canais para denúncia:

  • Batalhão Ambiental: (61) 3190-5190, pelo WhatsApp (61) 99351-5736, ou pelo central 190.
  • Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Dema): número 197, pelo WhatsApp — (61) 98626-1197 — ou pelo e-mail [email protected].

Por Pedro Alves e Afonso Ferreira, G1 DF

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.