Cão ferido que entrou sozinho em clínica ‘para pedir ajuda’ no Ceará ganha o nome de Quindim

Cão ferido que entrou sozinho em clínica ‘para pedir ajuda’ no Ceará ganha o nome de Quindim
A médica veterinária Dayse Silve com o cão que reagiu bem à primeira sessão de quimioterapia — Foto: Ricardo Rodrigues/Arquivo pessoal

O cachorro vira-lata que entrou sozinho em uma clínica veterinária e recebeu atendimento da dona do estabelecimento, no Centro de Juazeiro do Norte, no Ceará, recebeu o nome de Quindim. Ele continua está sendo cuidado pela veterinária, Dayse Silva, que o acolheu desde o primeiro momento em que ele entrou no local. A cena foi registrada por uma câmera de segurança em 6 de março.

Vídeo: Cachorro de rua ‘procurou ajuda’ em clínica veterinária em Juazeiro do Norte, no Ceará.

Dayse percebeu um ferimento na pata do animal e, após avaliação, ele também foi diagnosticado com um tumor. “Ele tem TVT, que é tumor venéreo transmissível. É uma doença muito comum que é tratada com quimioterapia. Como eu poderia negar esse atendimento a ele?”, disse a dono da clínica em entrevista ao Fantástico.
 
Vídeo: O cão passa por quimioterapia após o diagnóstico de câncer.

Dayse disse que, quando o cão puder ser adotado após o tratamento, vai escolher a dedo os novos donos de Quindim para que ele possa receber os cuidados que merece. Os custos do tratamento estão sendo pagos por uma vaquinha on-line.

Nas imagens do momento em que o animal foi à clínica é possível ver o cachorro se aproximando da porta e entrando no estabelecimento. Ele faz movimentos com uma das patas e parece “pedir ajuda”, quando a veterinária se aproxima e faz a verificação. Dayse diz que o animal pode ter entrado na clínica por farejar a presença de outros animais que estavam em atendimento no local.

Quindim já passou pela primeira sessão de quimioterapia e reagiu bem à medicação recebida.

“Ele está muito bem. Animado, esperto, bem diferente de quando chegou aqui. Já não tem nenhum sangramento e não dá sinais de que esteja sentindo dores. Reagiu bem à primeira sessão da quimioterapia e vamos avaliar a cada novo procedimento para saber quantas ele vai precisar fazer. Geralmente são realizadas entre quatro a sete sessões, mas analisaremos dia a dia”, afirmou Dayse.

Em um vídeo gravado na terça-feira (9) Quindim aparece alegre, balançando a cauda junto à médica veterinária. “Esse aqui é o rapaz que chegou na clínica pedindo ajuda e como vocês veem ele está muito bem, muito animado se recuperando da primeira sessão de quimioterapia”, diz. O animal passa a noite na casa da veterinária e volta para a clínica durante o dia para receber os cuidados.

Doação
 
A repercussão do caso foi tanta que em pouco mais de 24 horas vários pretendentes a adoção apareceram, seja presencialmente ou por meio de ligações telefônicas e redes sociais, inclusive pessoas de outros estados.

“Teve um senhor de Brasília que se mostrou bastante interessado em adotar o cachorro. Ele disse que mandaria buscar o cão aqui em Juazeiro do Norte, mas a gente precisa que o pretendente venha pessoalmente para poder fazermos a entrevista e avaliarmos todas as condições”, revelou a médica.

A clínica Vet Vip, onde o animal faz tratamento da doença, realiza uma campanha virtual para angariar recursos para serem usados na compra de medicação e custear as despesas da internação. Na terça-feira (9) a meta de R$ 4 mil estipulada pela campanha já havia sido batida. Todo o valor que ultrapassar o objetivo inicial será revertido na compra de ração para algumas ONGs que prestam atendimento a animais abandonados da região.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.