Cavalo debilitado é resgatado ao ser visto puxando carroça com geladeira

Cavalo debilitado é resgatado ao ser visto puxando carroça com geladeira
Foto: GCM

Um cavalo foi resgatado pela Guarda Civil Municipal de Itajubá (GCM), no sul de Minas, ao ser encontrado com visíveis de maus-tratos. O animal estava puxando uma carroça, onde havia uma geladeira, na na av. Padre Lourenço da Costa.

O caso aconteceu no último dia 22 de fevereiro. Uma pessoa que viu a cena acionou a GCM; a denúncia informou que o cavalo estava com dificuldades para andar e ainda sendo chicoteado, muito magro e aparentemente fraco.

Segundo a GCM, ao ser verificada a situação do cavalo, foi constatado que ele estava com algumas feridas, sinais de desnutrição, como magreza profunda, além de uma das patas sem ferradura. A carroça estava sendo conduzida pelo proprietário do animal.

Fotos: GCM
Fotos: GCM

Os guardas retiraram a carga do animal, para aliviar o peso, colocaram água, retiraram o arreamento e o cavalo foi encaminhado para cuidados veterinários do serviço de zoonoses de Itajubá. Ele foi transportado pelo caminhão boiadero da Guarda Civil para tratamento e laudo técnico, com apoio de um profissional da Secretaria de Agricultura.

Diante o flagrante, o homem foi conduzido a delegacia de Polícia Civil e a carroça e arreamento foram recolhidos pela GCM. Maltratar animais é crime e está previsto na Lei nº 9.605/1998, que estabelece sanções penais e administrativas para agressores, além de detenção de três meses a um ano, e multa.

Por Iago Almeida

Fonte: Terra do Mandu

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.