Exemplo de ressocialização: apenados fabricam casinhas para cães do Canil Municipal de Caxias do Sul, RS

Exemplo de ressocialização: apenados fabricam casinhas para cães do Canil Municipal de Caxias do Sul, RS
Foto: Daniela Xu

O segundo lote dos abrigos foi entregue, no último final de semana, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). O trabalho ocorre por meio de uma parceria entre a administração pública e a 7ª Delegacia Penitenciária Regional. As casinhas foram fabricadas por detentos da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul – Apanhador.

Atualmente, cerca de 20 presos participam da ação. As casinhas feitas de madeiras e forradas com caixas de leite permitem conforto térmico aos animais em dias de frio. Com o projeto, os detentos recebem a oportunidade de reinserção com o envolvimento de atividades que refletem diretamente no comportamento.

Segundo o diretor da penitenciária, o trabalho realizado permite aos detentos se sentirem úteis e participativos com a população. O gestor destaca que os apenados passam por uma seleção para a realização do trabalho.

Outros projetos como atividades de malharia e costura além do cultivo de uma horta, com fornecimento de hortaliças para o Banco de Alimentos, ocorrem na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul (PECS). Segundo o secretário do Meio Ambiente, João Uez, o projeto possui grande contribuição para os animais. O secretario destaca o avanço no município com diversas ações realizadas e voltadas a causa.

Atualmente, o Canil Municipal abriga cerca de 400 cachorros. A prefeitura deve fazer um empréstimo de R$ 8 milhões para a construção do novo Centro de Bem-Estar Animal.

Por Keize Machado

Fonte: Rádio Caxias

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.