Macaquinhos vítimas de maus-tratos ganham nova casa

Macaquinhos vítimas de maus-tratos ganham nova casa

Três bugios-ruivos, vítimas de maus-tratos, estão acolhidos pelo Parque Zoobotânico de Brusque desde a última quinta-feira. Os animais, dois machos e uma fêmea, foram resgatados com a ajuda do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina. O subtenente Edson Guimarães, responsável pelo resgate de animais silvestres, realizou o transporte dos macacos até o zoológico.

De acordo com a médica veterinária do Zoo, Milene Zapala, os bugios foram recebidos no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, Órfãos e Maltratados. “Os três chegaram ao Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), em Florianópolis, devido a maus-tratos e por serem órfãos. Quando esses animais não podem mais retornar ao seu habitat, o Cetas encaminha-os para os zoológicos, onde trabalham para a preservação da espécie e a conscientização ambiental. É por isso que explicamos a razão pela qual esses animais estão em cativeiro”, explica a veterinária.

O diretor-geral do parque, Rodrigo Voltolini, afirma que os animais já estão nos recintos e podem ser vistos pelos visitantes do zoo. Segundo Voltolini, isso é possível porque os bugios já tiveram muito contato humano.

Fonte: DIARINHO


Nota do Olhar Animal: Lamentável que não haja santuários para que animais na condição desses macaquinhos sejam encaminhados, ficando sujeitos a todo tipo de perturbação inerente ao confinamento em zoológicos.

Nove razões para não visitar zoológicos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.