Paca vítima de queimada em Volta Redonda é resgatada pelo Zoológico Municipal de Volta Redonda, RJ

Paca vítima de queimada em Volta Redonda é resgatada pelo Zoológico Municipal de Volta Redonda, RJ
O animal foi encontrado em uma residência e teria fugido de uma queimada em um morro na região do bairro Rústico - Foto: Divulgação/PMVR

O Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) resgatou nessa quinta-feira, 21, uma paca (Caniculus paca). O animal foi encontrado em uma residência e, ao que tudo indica, estava se refugiando nesse local devido a uma queimada em um morro na região do bairro Rústico.

A paca, uma fêmea, está sendo tratada pela equipe de biólogos e veterinários do Zoo-VR. O coordenador do Zoológico Municipal, o biólogo Jadiel Teixeira, comentou que o animal tem chances de se recuperar e, em breve, voltar para o seu habitat natural. “Estão sendo realizados limpeza diária das feridas e troca dos curativos, antibioticoterapia e analgésicos para controlar a dor. Iremos também avaliar a visão dela para verificar se não houve comprometimento devido a exposição nas chamas. Ela passou a noite estável, porém o quadro ainda requer bastante cuidado e atenção. A paca está sendo reavaliada diariamente pela nossa equipe”, disse.

AUTOR DA QUEIMADA NÃO IDENTIFICADO

Até o momento, o autor da queimada não foi identificado. A prefeitura ressalta que promover queimadas é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998. O artigo 54 da lei descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais, ou destrua a flora.

As denúncias por atear fogo em vegetação podem ser feitas pelo 190 da Polícia Militar, 153 com a Guarda Municipal ou 156 na Central de Atendimento Único (CAU).

Fonte: A Voz da Cidade


Nota do Olhar Animal: Esse é o trabalho que os atuais deveriam fazer. Deveriam ser transformados em centros de triagem de animais silvestres, para cuidar , reabilitar ao máximo, realizar a soltura quando possível ou abrigar abrigando quando não for viável para eles viverem na natureza. E não expô-los à curiosidade danosa do público. Os animais exóticos seriam encaminhados para santuários ou repatriados. E, finalmente, os zoos que não pudessem ser transformados em centro de triagem deveriam ser fechados.

Nove razões para não visitar zoológicos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.