Penha (SC) zera fila de castração de pets após mais de 1 mil cirurgias em 2023

Penha (SC) zera fila de castração de pets após mais de 1 mil cirurgias em 2023
Castração de pets é realizada gratuitamente no IMAP – Foto: Secom Penha/Reprodução/ND

Penha, no litoral norte de Santa Catarina, anunciou na última terça-feira (17) que zerou a fila de espera para castrações gratuitas de pets na cidade. A informação foi repassada por meio do IMAP (Instituto do Meio Ambiente de Penha).

Projeto de castração atende mais de 1 mil animais em Penha em 2023

Conforme dados do Programa de Bem-Estar Animal, do IMAP, mais de 1,03 mil castrações foram realizadas durante 2023. A partir de agora, quem procurar o instituto para o serviço, portando comprovante de residência e título de eleitor de Penha, sai com data da cirurgia definida.

Para zerar a fila foram necessários diversos mutirões de castração e uma força-tarefa de toda a equipe do IMAP, comenta o superintendente do instituto, Everaldo Lourival Francisco.

“Chegamos a fazer 300 castrações por mês, juntamente com os mutirões. A castração se apresenta como uma alternativa eficiente no controle populacional de cães e gatos, principalmente os de rua”, detalha Everaldo.

Ele pediu aos moradores que comuniquem o órgão caso saibam de cães de rua, mesmo que sejam machos ou fêmeas, para que o IMAP possa atender e castrar os animais.

Além da castração, o serviço já inclui o microchip, um dispositivo minúsculo que é colocado sob a pele do animal. O microchip conta com todos os dados que identificam o tutor do pet e o endereço.

“Essa é uma alternativa muito bacana, principalmente para casos de desaparecimento. É como se fosse o CPF do animalzinho, garantindo segurança maior aos tutores”, finaliza o superintendente.

Força-tarefa e mutirões de castração foram necessários para zerar a fila – Foto: Prefeitura de Blumenau/Reprodução/ND
Força-tarefa e mutirões de castração foram necessários para zerar a fila – Foto: Prefeitura de Blumenau/Reprodução/ND

Confira os demais serviços prestados aos pets em Penha

Além das castrações, o município também disponibiliza atendimentos em uma clínica credenciada e serviço de resgate e atendimento veterinário de animais domésticos, domesticados e silvestres e vítimas de maus tratos ou de acidentes.

Ainda, animais de grande porte soltos em vias públicas ou em condições de maus-tratos também são recolhidos e recebem apoio em Penha. O atendimento veterinário é realizado na clínica credenciada Vida Pets, sendo dividido em duas formas:

  • Animais com tutores de baixa renda – para casos graves e que precisem urgentemente de atendimento. São 10 atendimentos gratuitos por mês, dando tudo o que for necessário (consulta, cirurgia e medicamentos);
  • Animais de rua – não há limite de atendimento, basta comparecer ao IMAP e é concedida a autorização, conforme a urgência do caso.

Já os serviços de resgate e fiscalização de maus-tratos são realizados pelo GOR (Grupo de Operação e Resgate), empresa contratada pelo Executivo que atua todos os dias, das 08h às 19h, exceto nos feriados nacionais.

Para fazer uma denúncia, é possível ir presencialmente no IMAP, na rua Duque de Caxias, 54, Centro de Penha. Ainda, o GOR pode ser acionado através de ligações pelo (47) 9 99651-9961 ou WhatsApp (47) 99969-8580.

Fonte: ND+

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.